fbpx
Notícias | Furukawa

Cabo Óptico Totalmente Seco (TS)

A proteção contra a penetração de água nos cabos ópticos é uma característica muito importante para a performance e o tempo de vida útil das fibras ópticas, alterando diretamente aspectos referentes à sua instalação.

O efeito da água nos cabos ópticos

Existem condições onde, circunstancialmente, o núcleo do cabo óptico e fibras poderão ficar expostos à água – que é uma substância que degrada o material constituinte da fibra (sílica) ao longo do tempo.

O contato da fibra com a molécula de água é responsável pelo aumento de microtrincas, fator que reduz a resistência mecânica das fibras, e pode levá-las à ruptura em um curto espaço de tempo ou prejudicar a adesão do revestimento primário da fibra, causando microcurvaturas, que resultarão em acréscimo da atenuação óptica ao longo do tempo. 

Portanto, os cabos ópticos são produzidos com materiais especiais que protegem as fibras ópticas do contato com a água.

Foto---01
Foto---02

Cabos ópticos

Grande parte dos cabos ópticos são construídos utilizando-se a tecnologia de tubo loose, que apresenta as fibras ópticas soltas acondicionadas no interior de tubos protegidos contra a penetração de umidade e revestidos por uma capa de material termoplástico.

Atualmente, são utilizados dois tipos de materiais para a proteção dos cabos quanto à penetração da água: Gel e materiais Hidroexpansíveis (water blocking)

Estrutura de uma fibra óptica

Costuma-se dizer que existem 3 gerações de cabos ópticos loose no que diz respeito a proteção contra umidade.

1° geração – Cabo Óptico Geleado (G)

Utiliza gel em toda sua construção (tanto no núcleo do cabo quanto no interior do tubo loose) com o propósito de fornecer uma barreira física de proteção contra a penetração de água, preenchendo os espaços intersticiais eliminando os locais por onde a água possa se propagar.

Foto---03

No início dos anos 90, a tecnologia water blocking começou a ser introduzida na indústria de cabos ópticos. Tal tecnologia utiliza polímeros superabsorventes, que ao entrar em contato com a água, se expandem, passando para um estado gelatinoso, que bloqueia a propagação da água.

Esta inovação permitiu o desenvolvimento das 2º e 3º gerações descritas a seguir.

2° geração – Cabo Óptico Seco (S)

Possui gel apenas no interior do tubo loose, enquanto no núcleo óptico o gel é substituído por fitas e /ou fios impregnados com pó superabsorvente de umidade (water blocking)

Foto---04

3° geração - Cabo Óptico Totalmente Seco (TS)

Elimina por completo, em toda construção do cabo, a presença dos compostos de gel derivado de petróleo que, tanto nas unidades ópticas (tubo loose) quanto nos espaços intersticiais do núcleo, é substituído pelas fitas/fios water blocking.

Esta remoção completa do gel na construção do cabo faz parte da evolução tecnológica dos cabos ópticos. A tecnologia de cabos Totalmente Secos está difundida mundialmente desde 1997, e é comumente conhecida como
“Totally Dry” ou “Gel-free”

Foto---05

Em resumo

Esta última geração de produto foi muito bem recebida (mercado, clientes, instaladores) devido à eliminação do composto viscoso (gel) que obriga a efetuar a limpeza do cabo. O tempo de preparação das pontas dos cabos também foi reduzido significativamente uma vez que a necessidade de limpeza dos mesmos foi eliminada.

Vale salientar que não foram criados novos pré-requisitos ou normas para homologação destes produtos. Os cabos totalmente secos são submetidos aos mesmos ensaios que os cabos das demais gerações e atendem plenamente a todos os requisitos.

Fios Water Blocking (WB)

Materiais nomeados Water blocking são aqueles impregnados com polímero na forma de pó “superabsorvente” de umidade (SAP – Superabsorbent polymers).

Classificados como hidrogel, absorvem soluções aquosas através da ligação de hidrogênio com moléculas de água. Esses polímeros plásticos têm capacidade de absorção muito alta, que podem reter quantidades enormes de líquido em relação às suas próprias massas (500 vezes o seu peso e de 30 a 60 vezes seu próprio volume).

Exemplo da reação do polímero SAP (fig 1), onde a água é misturada ao pó (fig. 2), que a absorve (fig.3), transformando-se em um composto gelatinoso (fig.4).

Motivos para utilizar Cabo Óptico Totalmente Seco

Cumprimento à Normas: Atendem plenamente aos requisitos de performance das normas ABNT, requisitos de certificação ANATEL, e internacionais como TELCORDIA GR-20 e ICEA;

Redução dimensional: A total eliminação da geleia reduz em até 40% o peso linear do cabo e em 20% o diâmetro externo;

Agilidade de Transporte: Bobinas com menor massa e dimensão reduzem custos e facilitam o transporte e manuseio do cabo durante instalação;

• Ambientalmente correto: Elimina a necessidade do uso de solventes orgânicos (desengraxantes) e panos de limpeza para remoção da geleia;

• Instalações mais rápidas: Reduz drasticamente o tempo de preparação das pontas do cabo para realização das emendas ópticas.

• Custo: Nova tecnologia disponível com preços similares em relação à tecnologia convencional de cabos ópticos geleados;

• Facilita a instalação: Otimização dos acessórios de ancoragem eliminando o uso de sapatilha, suporte BAP, porca olhal, etc. Simplificação na instalação e redução nos impactos mecânicos na infraestrutura.

Exemplo comparativo do tempo de preparação - cabo AS200-144F

Quais produtos estão disponíveis?

A tecnologia de cabos ópticos TS está disponível para uma ampla gama de aplicações em redes aéreas (CFOA-AS), subterrâneas em dutos (CFOA-DD, CFOA-DDR, CFOA-ARD), subterrâneas diretamente enterradas (CFOA-ARE), para cabos ópticos de terminação (CFOT-UB, usados para conectar as redes externas com as redes internas), assim como para rede interna (CFOI-UB).

Todos os cabos Furukawa possuem certificação ANATEL

Uma empresa consolidada com mais de 30 anos no mercado e 3 filiais pelo Brasil. Tudo em materiais elétricos para ambientes residenciais, comerciais e urbanos.

Goiânia - GO

Screenshot_1
Av. Castelo Branco, 1400
St. Coimbra, Goiânia – GO , 74530-010

+55 (62) 3531-2200

Ribeirão Preto - SP

WhatsApp Image 2019-10-10 at 09.19.20
Av. Dr. Francisco Junqueira, 1.158
Centro, Ribeirão Preto – SP, 14010-030

+55 (16) 2102-5444

Belém - PA

Screenshot_6
Av. Doutor Freitas, 101
Sacramenta, Belém – PA, 68447-000

+55 (91) 3204-7700

© Eletro Transol Tecnologia - Todos os direitos reservados

Criado por Dois Z Publicidade